-
Arquitetos: SuperLimão
- Área: 250 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Maíra Acayaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um imóvel de esquina, a loja deveria abrigar a contemporaneidade da coleção e nova linguagem da marca, que há 60 anos atua no mercado e, nesta nova empreitada, busca uma nova linguagem estética impressa em seus produtos e também na arquitetura.
Para tanto foi analisada a situação, que apresenta uma edificação recuada atrás de uma praça em uma forma curva, e também, as necessidades de exposição dos produtos. A edificação possuía dez janelas de tamanhos similares. Após um estudo aprofundado do local, decidiu-se fazer uma grande abertura na fachada com uma estrutura metálica auxiliar em um local visível para pedestres e também para quem passa de carro nesta movimentada rua.
A forma hexagonal na fachada, inspirada em uma colmeia, foi utilizada pois se resolve tanto no plano, bem como na curva quando sobrepostos, como uma forma de se entortar o plano. O revestimento foi utilizado em momentos de maneira opaca, em momentos de maneira semi-translucida, trazendo um movimento entre ângulos retos e curvos e, ao mesmo tempo, dando forma as aberturas onde por vezes é explícita, como na vitrine principal, e outras vezes se insinua, de forma mais discreta, para instigar a visitação.
No interior da loja nota-se uma porta de container marítimo, utilizada para o içamento de peças de grande volume que não conseguem ser transportadas pela escada. A alvenaria foi descascada e exposta de maneira crua e a iluminação utiliza-se da estrutura existente para sua fixação, trazendo maior flexibilidade possível para a exposição dos produtos na loja.
Inspirado pela inusitada proposta arquitetônica, o artista plástico Felipe Morozini assina a direção criativa dos objetos, mobiliário e arte da ESTAR GABRIEL. Com a proposta de humanizar e fugir dos padrões de showroom, o curador propõe espaços despretensiosos e bem humorados com resgate à história, à nostalgia, à emoção e ao sentimento de se estar no lar, para que o visitante sinta-se como se estivesse em sua própria casa.